Condôminos: descubra as diferenças

A psicologia do comportamento é uma área extremamente importante quando se pretende compreender a atitude das pessoas e melhorar os relacionamentos interpessoais – área que ganha especial importância no universo dos condomínios, em que a existência de relações saudáveis se revela essencial para a gestão eficaz e tranquila dos edifícios. 


Como tal, é possível definir a existência de três tipos de comportamentos mais comuns no universo de condôminos:

• O condômino focado nos relacionamentos: é normalmente muito comunicativo e quer conhecer os vizinhos, estando sempre pronto a ajudar. No entanto, este tipo de condomino pode por vezes ser tido como intrometido, levando-o a sentir alguma ingratidão por parte dos vizinhos que não agradecem a sua disponibilidade;

• O condômino que quer ação: “tudo o que há a fazer já devia estar feito”. Trata-se de uma pessoa extremamente rápida e que exige que os responsáveis assumam o seu papel, se responsabilizem e corrijam imediatamente o que está mal. No limite, age sem pensar, podendo, por vezes, ser rude e irritar-se com o tempo que os vizinhos levam a tomar decisões;

• O condômino invisível: este é o típico condômino que prefere observar o que se passa e que apenas intervém quando sabe muito bem do que fala. Corre o risco de parecer distante, de pensar muito e agir pouco.

Assim, e para o bom entendimento entre vizinhos, o importante é evitar os exageros da personalidade, para que todos participem positivamente na vida do condomínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário